Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incerteza política pesa na confiança dos investidores alemães

O índice que mede a confiança dos investidores e analistas alemães cresceu menos do que o esperado em Março, devido aos riscos políticos na Europa.

6º – Düsseldorf, Alemanha
14 de Março de 2017 às 11:34
  • ...

A confiança dos investidores alemães subiu menos do que o esperado em Março, com a incerteza política na Europa a penalizar as perspectivas para a maior economia da região.

O índice ZEW que mede as expectativas de investidores e analistas – com o objectivo de prever desenvolvimentos económicos com seis meses de antecedências – subiu de 10,4 pontos, em Fevereiro, para 12,8 pontos em Março, quando os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam um aumento superior, para 13 pontos.

Os dados são conhecidos um dia antes de a Holanda dar início a uma série de eleições na região da moeda única que poderão demonstrar num apoio crescente a partidos populistas e eurocépticos.

Ainda que o banco central da Alemanha, o Bundesbank, tenha antecipado, no mês passado, que o crescimento da economia iria acelerar no início de 2017, uma descida nas encomendas à indústria em Janeiro colocou riscos acrescidos nas estimativas.

O facto de a confiança "só ter registado uma ligeira subida é o reflexo da incerteza actual que paira sobre os desenvolvimentos económicos futuros", afirma o presidente do ZEW Achim Wambach num comunicado citado pela Reuters. "No que respeita à situação económica da Alemanha, não é possível retirar uma conclusão clara dos mais recentes dados económicos".

O índice ZEW que mede as condições actuais subiu de 76,4 pontos, em Fevereiro, para 77,3 pontos, em Março, enquanto a medida das expectativas na Zona Euro cresceu de 17,1 para 25,6.

Esta terça-feira, o gabinete nacional de estatística confirmou que a inflação na Alemanha acelerou para 2,2% no mês passado, o nível mais elevado desde 2012. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha confiança dos investidores índice ZEW política eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio