Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dombrovskis: "Grécia recebe 7,16 mil milhões de euros na segunda-feira"

O vice-presidente da Comissão Europeia anunciou que a União Europeia chegou a acordo para providenciar um financiamento-ponte de 7,16 mil milhões de euros à Grécia a tempo do país reembolsar o BCE. "O que estamos a assistir é a solidariedade europeia em acção", afirmou Valdis Dombrovskis.

Bloomberg
17 de Julho de 2015 às 14:34
  • 16
  • ...

Os países da União Europeia chegaram hoje a acordo para providenciar um financiamento-ponte de 7,16 mil milhões de euros à Grécia. Atenas "vai receber 7,16 mil milhões de euros na segunda-feira" e assim evitar um "default" com o Banco Central Europeu, garantiu Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia.

Numa declaração publicada no site da Comissão Europeia, Dombrovskis destacou que esta foi uma semana de "importantes decisões para ajudar a Grécia a reconquistar estabilidade financeira e colocar a sua economia no caminho certo".

Depois do Parlamento grego ter aprovado, "com larga maioria", a primeira série de reformas associadas ao programa do terceiro resgate, o Eurogrupo atingiu na quinta-feira um acordo de princípio para lançar as negociações para o terceiro resgate através do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e para conceder à Grécia um financiamento de emergência, o que terá que ser confirmado por vários parlamentos nacionais.

Esta sexta-feira, destacou Dombrovskis, chegamos a acordo para conceder o financiamento-ponte, o que irá impedir a Grécia de entrar num "default imediato". Para o vice-presidente da Comissão Europeia, "o que estamos a assistir é a solidariedade europeia em acção".

Esse empréstimo será concedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF, fundo da UE28) e envolverá, como colateral, o Orçamento comunitário, pelo que diz respeito a todos os 28 Estados-membros.

"Os que dizem que há ‘falta de solidariedade’ na Europa estão enganados. Mas a solidariedade vem com responsabilidade", destacou Dombrovskis, lembrando que no comunicado que saiu da cimeira do euro está bem explicito que os riscos de as negociações não serem concluídas com sucesso permanecem com a Grécia".

Com este financiamento de emergência a Grécia está assim em condições de reembolsar o BCE em 3,5 mil milhões de euros e também cumprir os pagamentos em atraso ao FMI de quase 2 mil milhões de euros.

Caso todos os parlamentos nacionais dêem "luz verde" – o da Alemanha, Finlândia e Áustria já o fizeram – também já podem arrancar as negociações para conceder à Grécia um terceiro resgate, superior a 80 mil milhões de euros. 

Esta sexta-feira, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) também já aprovou as negociações para um terceiro resgate à Grécia. "O Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade aprovou hoje a decisão de conceder apoio de estabilidade à Grécia sob a forma de um programa de empréstimos", refere o comunicado emitido pelo MEE.

"Congratulamo-nos com o facto de o governo e o parlamento grego terem votado a favor das reformas, com uma maioria muito ampla. Isso abriu caminho para a decisão de hoje de iniciar negociações sobre um novo programa para o benefício da Grécia", assinalou Klaus Regling, director do MEE. "Permitam-me sublinhar que, graças à implementação de reformas, a Grécia começou a crescer novamente em 2014, o desemprego começou a cair, e o país recuperou um pouco o acesso ao mercado".

Apesar do tom optimista, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, lembra que "há ainda um longo caminho à nossa frente". Já a 22 de Julho a Grécia tem de aprovar mais um conjunto de medidas associadas ao terceiro resgate, sendo que "o que mais vai agora contar é a perspectiva de logo prazo de implementação de reformas", disse o responsável. 

 

(notícia actualizada às 15h00 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais União Europeia Grécia Banco Central Europeu Bruxelas Valdis Dombrovskis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio