Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na Alemanha atinge novo mínimo histórico em Janeiro

A taxa de desemprego na Alemanha iniciou 2018 a recuar para um novo mínimo histórico: 5,4%. O número de pessoas sem trabalho caiu mais do que o esperado. O aumento da procura mundial ajuda a explicar redução do desemprego.

3º - Alemanha - População rica: 1,28 milhões; Riqueza: 4,87 biliões de dólares
Michele Tantussi
31 de Janeiro de 2018 às 11:26
  • ...

O desemprego na Alemanha continua em queda e atingiu um novo mínimo histórico. Depois de, em Dezembro, a taxa de desemprego da maior economia da área do euro ter caído para 5,5%, em Janeiro a taxa de desemprego desceu um pouco mais: recuou para 5,4%, um novo mínimo, indicam os dados oficiais publicados esta manhã pela Agência Federal do Trabalho e citados pela Bloomberg.

O número de pessoas sem emprego caiu – ajustados ao efeito da sazonalidade – em 25 mil para um total de 2.415 milhões de desempregados. Os economistas consultados pela agência de informação anteviam uma queda de 17 mil pessoas.

A forte procura mundial por bens,bem como o consumo interno, têm suportado a evolução económica da Alemanha, o que poder ajudar a explicar a queda do desemprego na maior economia da área da união monetária. A actividade produtiva da Alemanha está próxima do valor mais elevado em dois anos e as encomendas estão também a crescer o que faz, assim, com que as companhias precisem de aumentar o recrutamento.

Os dados revelados este mês, indicam que a economia alemã cresceu 2,2% em 2017, o que representa o ritmo de expansão mais forte em seis anos. Os economistas apontavam para um crescimento de 2,3%, depois de o PIB ter crescido 1,9% em 2016. De acordo com os dados apresentados instituto de estatística alemão, o investimento cresceu 3,5%, o consumo das famílias aumentou 2% e os gastos públicos subiram 1,4%. As exportações continuam a ser um dos principais motores da maior economia europeia, com um crescimento de 4,7%. As importações aumentaram 5,2%.

O banco central da Alemanha, o Bundesbank, acredita que a economia vai, este ano, registar o maior crescimento dos últimos sete. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha desemprego taxa de desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio