Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo leva PIB da Alemanha a crescer 0,6% no segundo trimestre

O produto interno bruto da Alemanha avançou 0,6% no trimestre que terminou em Junho. A última leitura indica que o consumo das famílias e do governo foi o motor deste crescimento.

19º Angela Merkel, 291 notícias - Depois da crise da dívida, a chanceler alemã voltou a estar no centro das atenções mas desta vez devido à crise dos refugiados
Reuters
25 de Agosto de 2017 às 08:51
  • 4
  • ...

A economia da Alemanha, a maior da Zona Euro, cresceu 0,6% no segundo trimestre deste ano face aos três meses anteriores, indica a leitura final, publicada esta sexta-feira. Este valor confirma a estimativa publicada a 15 de Agosto, de acordo com a Bloomberg.

O consumo privado e do governo foram os motores do crescimento do produto interno bruto (PIB) da Alemanha. Os gastos das famílias aumentaram 0,8% de Março a Junho, enquanto o consumo público alemão subiu 0,6%. As exportações, que são um das fortes componentes da economia germânica, avançaram 0,7% no segundo trimestre.


O fortalecimento da economia liderada por Angela Merkel, impulsionado pelo desemprego que está em mínimos, está a ajudar à recuperação económica da Zona Euro. Esta recuperação permite ao Banco Central Europeu começar a pensar em aliviar o seu programa de compra de activos. No próximo dia 7, a autoridade monetária da área do euro reúne-se e em cima da mesa deverá estar o rumo que este programa deverá tomar, avança a agência de informação.


O crescimento económico da maior economia da área da moeda única deverá continuar a crescer. Nos últimos dias, o banco central da Alemanha, o Bundesbank, assinalou que a economia do país está a crescer com muita força no terceiro trimestre, e realça a confiança das empresas e dos consumidores, assim como a evolução das encomendas à indústria.

No boletim mensal divulgado a 21 de Agosto, o Bundesbank refere que o crescimento da economia alemã acelerou este ano porque a economia exterior melhorou. "O crescimento do PIB este ano poderia ser mais forte do que o previsto em Junho", segundo os economistas do banco central.

No início de Junho, o Bundesbank previa uma subida do PIB de 1,9% em 2017, ajustado aos efeitos de calendário.

Ver comentários
Saber mais PIB Alemanha Banco Central Europeu Zona Euro Bloomberg Angela Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio