Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães sobe pela primeira vez em quatro meses

O crescimento económico e o aumento do crédito bancário e do investimento são apontados como motivos para a subida da confiança em Setembro.

Alemanha
reuters
19 de Setembro de 2017 às 12:06
  • ...

A confiança dos investidores alemães aumentou, em Setembro, pela primeira vez em quatro meses, segundo os dados revelados esta terça-feira, 19 de Setembro, a poucos dias das eleições legislativas no país, marcadas para este domingo.

O índice de expectativas do ZEW Center for European Economic Research cresceu de 10 pontos, em Agosto, para 17 pontos, este mês, uma leitura ainda abaixo da média de longo prazo de 23,8 pontos.

Este índice, que tem como objectivo antecipar desenvolvimentos económicos com seis meses de antecedência, ficou acima do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam um total de apenas 12 pontos.

A moeda única europeia está a dar sinais de estabilização, depois da subida de 14% face ao dólar desde o início do ano, que levou o presidente do Banco Central Europeu (BCE) a dizer que a valorização do euro "é uma fonte de incerteza que requer monitorização".

Ainda que esta subida tenha pesado sobre as exportações alemãs, o banco central do país – o Bundesbank – confirmou esta segunda-feira que a economia deverá continuar a crescer a um ritmo sólido no terceiro trimestre.

"Os números sólidos do crescimento no segundo trimestre de 2017, em combinação com uma subida acentuada do crédito bancário e o aumento das actividades de investimento tanto do governo como das empresas privadas, são razões prováveis" para a subida da confiança, afirma Achim Wambach, presidente do ZEW, citado no relatório. "Os receios em relação à recente subida do euro também acalmaram, para já".

A avaliação da situação económica actual da Alemanha manteve-se praticamente inalterada, com o indicador nos 87,9 pontos, uma subida ligeira de 1,2 pontos em relação à leitura de Agosto.

Já a avaliação dos especialistas dos mercados financeiros em relação à situação actual da Zona Euro desceu 2,9 pontos para 35,5 pontos. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha confiança dos investidores ZEW
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio