Notícia
BCE vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas
Banco central reagiu poucos minutos depois do Parlamento do Chipre ter rejeitado uma das condições do resgate ao país, garantindo que vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas.
O Banco Central Europeu emitiu hoje um comunicado a anunciar que vai activar o mecanismo de fornecimento de liquidez de emergência aos bancos cipriotas.
O anúncio da instituição e Mario Draghi surge minutos depois dos deputados cipriotas terem rejeitado a aplicação de uma taxa sobre os depósitos bancários no país, sendo que esta era uma das condições para que País recebe uma ajuda financeira de 10 mil milhões de euros, tal como foi acordado no Eurogrupo.
“O BCE toma nota da decisão tomada pelo parlamento cipriota e está em contacto com os seus parceiros da troika”, refere o comunicado do BCE, onde é reafirmado o compromisso em “fornecer liquidez” aos bancos no contexto “das regras existentes”.
O comunicado do BCE poderá assim servir para acalmar os mercados, que nas últimas horas, quando se percebeu que a medida iria ser rejeitada no Parlamento, voltaram a registar perdas acentuadas.
Em Janeiro deste ano o BCE já tinha avançado providenciado 9,1 mil milhões de euros ao sistema financeiro do Chipre, ao abrigo do programa de assistência de liquidez de emergência (ELA, na sigla em inglês).
Com um sistema bancário equivalente a sete vezes o PIB do país, o Chipre solicitou ajuda externa no Verão do ano passado precisamente devido às dificuldades da banca, sendo que nesta altura dois dos bancos do país estão à beira da bancarrota. Os balcões dos bancos vão permanecer fechados pelo menos até quinta-feira.
(notícia actualizada às 19h55 com mais informação)