Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha enfrenta risco de recessão com queda de 3,4% na produção industrial em março

"Depois de um bom desempenho no início do ano, houve uma queda inesperadamente acentuada em março", disse o Ministério da Economia alemão, motivada sobretudo por uma performance mais fraca do setor automóvel no país.

DR
08 de Maio de 2023 às 11:11
  • ...
O instituto de estatística federal alemão revelou esta segunda-feira que a produção industrial na maior economia da União Europeia caiu 3,4% em março, em relação ao mês anterior, após um aumento de 2,1% em fevereiro, avança a Reuters. De acordo com um inquérito levado a cabo pela agência de notícias, os analistas apontavam para uma queda deste indicador de apenas 1,3% no mês de março.

"Depois de um bom desempenho da produção industrial no início do ano, houve uma queda inesperadamente acentuada em março", disse o Ministério da Economia alemão, motivada sobretudo por uma performance mais fraca do setor automóvel no país. No entanto, no acumulado do primeiro trimestre do ano, a produção foi 2,5% mais elevada do que no último trimestre de 2022, segundo o instituto de estatística federal.

Em março, o fabrico de automóveis e peças na Alemanha caiu 6,5% em relação ao mês anterior. Já a produção de maquinaria e equipamento caiu 3,4% e o setor da construção recuou 4,6%. No mesmo mês, as encomendas industriais alemãs caíram 10,7% em relação a fevereiro, registando assim o maior declínio mensal desde 2020, em pleno auge da pandemia de Covid 19.

As vendas a retalho e as exportações também caíram acentuadamente em março, aumentando as hipóteses de revisão em baixa do PIB alemão no primeiro trimestre de 2023, disse o analista de macroeconomia do banco holandês ING, Carsten Brzeski, acrescentando: "Uma revisão em baixa significaria que a economia alemã está em recessão".

Em comparação com o trimestre homólogo, o PIB da Alemanha permaneceu para já inalterado entre janeiro e março de 2023, após uma contração de 0,5% no quarto trimestre de 2022.

"Os riscos de uma recessão na Alemanha estão a aumantar", considerou também o economista-chefe do Commerzbank, Ralph Solveen, citado pela Reuters.
Ver comentários
Saber mais Alemanha União Europeia Reuters PIB economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio