Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Von der Leyen quer "uma União Europeia mais forte do que aquela herdada"

A presidente da nova Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentou este domingo, em Bruxelas, que "não poderia haver melhor dia para começar a trabalhar" do que no décimo aniversário da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Reuters
01 de Dezembro de 2019 às 19:29
  • 1
  • ...

Von der Leyen, o novo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, juntaram-se hoje na Casa da História Europeia, em Bruxelas, para assinalar, numa curta cerimónia, a entrada em funções do novo executivo comunitário, mas também dos 10 anos do Tratado de Lisboa, que todos foram unânimes em elogiar, considerando que capacitou a União para enfrentar os novos desafios.


"Penso que não poderia haver melhor dia para começar o trabalho do que este aniversário. Nós somos os guardiões dos Tratados e, de uma forma muito especial, nós somos os custodiantes do Tratado de Lisboa", declarou a presidente do executivo comunitário, que assumiu a responsabilidade conjunta dos novos líderes das instituições da UE de "deixar uma União mais forte do que aquela herdada".


Referindo-se ao local da cerimónia, a Casa da História Europeia, Von der Leyen observou que este museu "mostra o tesouro herdado, um continente em paz, com direitos e liberdades, um mercado único com oportunidades económicas sem precedentes", e disse ser dever de todos "preservar este tesouro".


"Mas a Europa não é só uma herança, a Europa é também uma promessa, a Europa é futuro, algo que temos todos de construir, tijolo a tijolo, dia a dia", sublinhou, deixando então a garantia de que todos trabalharão nos próximos anos no sentido de ir ao encontro dos "sonhos e aspirações dos europeus".


Também hoje a iniciar funções, o novo presidente do Conselho Europeu sublinhou na sua intervenção que o Tratado de Lisboa "tornou possível muitos progressos na União Europeia", disponibilizando "novas ferramentas para fazer face aos novos desafios", e, passados 10 anos da sua entrada em vigor, é mais atual do que nunca.


Charles Michel comentou que "uma importante reforma" do Tratado assinado na capital portuguesa em dezembro de 2007 permite enfrentar com outra força o grande desafio do combate às alterações climáticas, pois "deu à União Europeia uma nova personalidade legal", permitindo-se assinar como um todo "tratados internacionais vitais, como o Acordo de Paris" sobre o clima.

"Hoje celebramos um novo início, com grande entusiasmo e esperança. Inspiremo-nos neste tratado para levar a cabo as reformas positivas necessárias para ir ao encontro das expectativas, justas e ambiciosas, dos cidadãos europeus", disse o presidente do Conselho Europeu, figura institucional criada precisamente pelo Tratado de Lisboa.

Ver comentários
Saber mais Von der Leyen União Europeia Charles Michel David Sassoli Christine Lagarde Casa da História Europeia Tratado de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio