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UE pressionada a impor limitador automático de velocidade nos carros novos

Segundo o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes morreram mais de oito mil crianças nas estradas, nos últimos dez anos. Só com limitador automático obrigatório a sinistralidade será reduzida de forma significativa, argumentam os peritos.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 27 de Fevereiro de 2018 às 09:00
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A pressão para impor limitadores automáticos de velocidade nos carros novos está a aumentar. Segundo um estudo revelado esta segunda-feira pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias, avança o Correio da Manhã. "A verdadeira mudança só vai chegar quando, tal como os cintos de segurança" os limitadores automáticos de velocidade "forem instalados em todos os carros como standard e não como um extra opcional", frisou o director executivo do ETSC, Antonio Avenoso.

A 2 de Maio a Comissão Europeia deverá anunciar uma actualização dos regulamentos de segurança automóvel. Neste momento, já há carros onde é possível escolher a instalação deste tipo de limitadores automáticos de velocidade, mas esta característica é um extra. Para o ETSC, um observatório que aconselha a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os Estados-membros sobre estas matérias, o limitador deveria ser uma característica obrigatória de todos os carros novos.

"Tecnologias inteligentes, com eficiência de custos e comprovadas, tais como a travagem automática de emergência e a assistência inteligente de velocidade poderiam ser tão importantes para salvar a vida de crianças como os cintos de segurança", defendeu Antonio Avenoso.

A limitação automática de veículos permite que através de uma câmara o carro reconheça o limite de velocidade imposto em cada via e ajuste automaticamente a sua própria velocidade àquele limite.
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