Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sentimento económico na zona euro cai para o valor mais baixo desde maio

Indicador de sentimento económico entre os países que aderiram à moeda única caiu de 117,6 para 115,3 em dezembro. Receios sobre o impacto da variante ómicron na retoma e aumento do número de infeções estão na origem desta queda. Países Baixos, Alemanha e França foram os países que registaram os maiores recuos.

Pedro Elias
07 de Janeiro de 2022 às 10:49
  • ...
O sentimento económico da zona euro caiu, em dezembro, para o valor mais baixo desde maio. A justificar a queda do indicador divulgado esta sexta-feira pela Comissão Europeia estão os receios em relação à variante ómicron na retoma económica e o aumento das infeções, o que terá pesado na confiança dos consumidores e empresas. 

O indicador de sentimento económico, com os dados agregados da confiança de empresários e consumidores, recuou de 117,6 em novembro para 115,3 em dezembro na zona euro, o que corresponde a uma queda de 2,3 pontos. A descida supreendeu os economistas que antecipavam que o indicador se fixasse nos 116,2 pontos. 

Ainda assim, a Comissão Europeia sublinha que os números estão "em níveis historicamente elevados" e bastante acima dos 104,0 pontos registados em fevereiro de 2020, ainda antes da pandemia atingir em força a Europa.

Bruxelas explica ainda que a descida registada no indicador de sentimento económico foi "impulsionada por um declínio acentuado nos serviços [-6,0] e, em menor medida, no comércio a retalho [-2,6] e na confiança do consumidor [-1,4], enquanto a confiança melhorou na indústria e na construção", apesar dos receios com a ómicron. 

Na União Europeia (UE), só a Polónia registou uma melhoria no sentimento económico (+0,6%) entre os 27 Estados-membros. Já os Países Baixos (-4,1), Alemanha (-2,8), França (-2,1), Itália (-1,6) e Espanha (-0,8) foram os países onde se verificou uma queda mais acentuada na confiança de empresários e consumidores.

A juntar a isso, pel
a primeira vez desde janeiro de 2021, também o indicador das expectativas de emprego diminuiu: caiu 1,4 pontos para 114,2 na UE e 1,6 pontos para 114,0 na zona euro.
Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio