Notícia
Reino Unido: Crescimento económico abranda para 0,5%
A contracção na indústria e na construção provocam um crescimento do PIB no Reino Unido inferior ao esperado no terceiro trimestre do ano.
O produto interno bruto (PIB) no Reino Unido cresceu 0,5% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior, indicou esta terça-feira o organismo de estatísticas inglês. No segundo trimestre, o crescimento em cadeia situara-se nos 0,7%. A estimativa dos economistas consultados pela Bloomberg apontava para um crescimento na ordem dos 0,6%.
Em termos anuais, o PIB cresceu 2,3%, o que compara com 2,4% no segundo trimestre, e também abaixo das expectativas dos analistas.
Para este arrefecimento contribuiu uma contracção na indústria e o maior recuo na construção desde 2012. Segundo a Bloomberg, a construção registou uma queda de 2,2% e a indústria contraiu 0,3%. Em termos globais, a produção cresceu 0,3%, contra os 0,7% registados no trimestre anterior e com o sector dos serviços a dominar.
Estes números, assinala a Bloomberg, poderão ser um sinal de que a desaceleração sentida nos mercados emergentes está a prejudicar a Grã-Bretanha. No entanto, esta é ainda a primeira de três estimativas, podendo, portanto, ser revista. Isso faz também com que seja cedo prever que impacto poderá ter nas taxas de juro fixadas pelo banco central inglês.
Joe Grice, economista chefe do instituto nacional de estatísticas do Reino Unido, afirmou, citado pela Bloomberg, que "embora o crescimento tenha abrandado face ao trimestre anterior, a economia continua a expandir-se de forma constante". Além disso, apesar da queda na construção e indústria, os serviços apresentam um crescimento robusto, salientou o responsável.