Notícia
Itália prolonga recessão após PIB recuar 0,1% no terceiro trimestre
A evolução da economia italiana saiu em linha com o antecipado pelos economistas e mostra que a recessão está a prolongar-se. Há 13 trimestres que a economia italiana não consegue crescer.
A economia italiana contraiu 0,1% no terceiro trimestre do ano, depois do recuo de 0,2% que registou nos três meses anteriores. A contracção do PIB ficou em linha com o antecipado pelos economistas, que já apontavam para uma queda de 0,1%.
Na variação em termos homólogos (contra o terceiro trimestre de 2013) o desempenho da economia italiana é ainda pior, já que o PIB recuou 0,4%.
A economia italiana não apresenta crescimento do PIB há vários trimestres consecutivos, quer na variação em cadeia, quer na comparação homóloga, sendo nesta altura uma das economias do euro com pior desempenho. No primeiro trimestre desde ano e no terceiro trimestre do ano passado a variação do PIB foi nula, sendo que nos últimos 13 trimestres estes foram os únicos dois em que a variação em cadeia do PIB não foi negativa.
Em termos homólogos o cenário é ainda mais negro, pois 2014 está a ser o quarto ano consecutivo de quebras no PIB. Parece assim mais distante a meta do Governo italiano de a economia do país crescer 0,6% no próximo ano.
Esta sexta-feira o Eurostat vai publicar os dados para o conjunto da Zona Euro e os economistas apontam para um crescimento de 0,1%.