Notícia
Ex-secretário de Estado Carlos Oliveira nomeado conselheiro para a Inovação em Bruxelas
Carlos Oliveira, ex-secretário de Estado de empreendedorismo em Portugal, integra o conjunto de 22 líderes que estarão responsáveis pela gestão de mais de 2 mil milhões de euros dedicados à inovação.
O ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, foi nomeado pela Comissão Europeia como conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), tornando-se o único representante português de um grupo de 22 peritos em inovação.
Carlos Oliveira, já havia sido nomeado em 2017 para o "Grupo de Alto Nível" da Comissão Europeia, que viria a transformar-se no atual EIC.
O recém-criado organismo tem como função supervisionar e liderar a estratégia de implementação do programa de financiamento atual do EIC, orçamentado em 2 mil milhões de euros para o período 2019-2020. Este conselho deverá ainda pronunciar-se sobre a gestão do próximo programa de financiamento para a inovação do EIC, que será executado a partir de 2021 e cujo orçamento proposto é de 10 mil milhões de euros.
"Acredito que a inovação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da Europa e espero que este organismo possa contribuir para uma mudança no ecossistema empreendedor e inovador e que permita à Europa voltar a assumir a liderança mundial no que diz respeito à inovação", afirma Carlos Oliveira, citado no comunicado enviado à imprensa.
O também português Carlos Moedas, comissário com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, explica que o EIC vem "preencher uma falha critica de financiamento no ecossistema da inovação".
O ex-secretário de Estado é também o atual Presidente Executivo da Fundação José Neves, entidade que tem como objetivo tornar Portugal numa Economia do Conhecimento.