Notícia
Centeno: Ataque a deputada britânica é "golpe" na construção europeia
"Assistimos de facto a um golpe bastante rude nessa construção, mas que só nos pode dar mais força e compromisso para o que temos para fazer", afirmou Mário Centeno.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que o assassinato da deputada britânica Jo Cox, atacada numa acção de campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, é um "golpe bastante rude" na construção europeia.
"Hoje é um dia triste para a Europa e para a construção europeia, em virtude dos acontecimentos ocorridos no Reino Unido. É paradoxal que comece assim num dia em que, no Eurogrupo, discutimos um relatório sobre a área do euro, em que são feitas muitas recomendações sobre a forma de robustecer o euro (...) mas de facto o surgimento de movimentos populistas é totalmente contrário à construção da área do euro", disse o ministro português no final de uma reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo, no qual foi feito um minuto de silêncio em memória da deputada britânica.
"Assistimos de facto a um golpe bastante rude nessa construção, mas que só nos pode dar mais força e compromisso para o que temos para fazer", afirmou Mário Centeno.
A deputada britânica Jo Cox, de 41 anos, hoje atingida a tiro durante uma acção de campanha em Birstall, no norte de Inglaterra, foi transportada em estado crítico para um hospital de Leeds, acabando por morrer.
Na sequência do ataque, a campanha pela permanência do Reino Unido na UE no referendo de 23 de Junho suspendeu as actividades previstas para hoje, e segundo o jornal The Guardian, a campanha pela saída do país da UE ('Brexit') também decidiu suspender a campanha por hoje.