Notícia
Brexit: Líderes da UE dão "luz verde" a preparativos para segunda fase de negociações
Os líderes europeus reunidos em Bruxelas deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do Brexit em Dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.
"Conclusões do Brexit adoptadas. Luz verde dos líderes aos preparativos internos da UE27 para a segunda fase" das negociações, relativa à relação futura entre União e Reino Unido, anunciou o presidente do Conselho Europeu na sua conta na rede social Twitter.
Nas conclusões já divulgadas, os líderes indicam que "na sua próxima sessão, em Dezembro, o Conselho Europeu reavaliará o estado das negociações com vista a determinar se foram alcançados suficientes progressos" nos três grandes "dossiês" negociados nesta primeira fase das negociações, iniciada há cerca de seis meses, designadamente direitos dos cidadãos, Irlanda e obrigações financeiras do Reino Unido para a sua saída.
As conclusões indicam que, se forem observados progressos suficientes, o Conselho Europeu adoptará orientações com vista a estabelecer os termos da futura relação da UE a 27 com o Reino Unido, pelo que convida o Conselho da UE (Estados-membros), em conjunto com o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, a "iniciar discussões preparatórias internas".
Tal como o Governo português defendia à partida para esta cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, o Conselho Europeu regista então que ainda não foram feitos progressos suficientes na primeira fase das negociações do Brexit, sobre os termos do "divórcio", para se passar à segunda, mas deixa um sinal político positivo com vista a avanços nas negociações até final do ano.