Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brexit: Irlanda do Norte decreta suspensão de controlos aduaneiros e desafia Bruxelas

O ministro da Agricultura do Governo autónomo da Irlanda do Norte, Edwin Poots, anunciou esta quarta-feira a suspensão, a partir da meia-noite, dos controlos aduaneiros a produtos que cheguem do Reino Unido.

Clodagh Kilcoyne / Reuters
02 de Fevereiro de 2022 às 20:41
  • ...


Poots, membro do Partido Democrata Unionista (DUP), argumentou perante o Parlamento Regional de Stormont que os controlos não podem prosseguir sem a aprovação explícita do Executivo autónomo da Irlanda do Norte.

O ministro declarou ter recebido um "parecer jurídico" sobre a matéria e considera que tem o poder de "ordenar a paragem dos controlos".

"Emiti uma instrução formal ao meu secretário permanente para suspender a partir desta meia-noite todos os controlos que não estavam operacionais em 31 de dezembro de 2020", anunciou Poots.

A medida não tem o apoio do partido Sinn Féin, parceiro na coligação que forma o Governo regional, descrita como um "golpe" publicitário e uma tentativa do DUP de "interferir ilegalmente no direito interno e internacional", criticou a vice primeira-ministra da Irlanda do Norte, Michelle O'Neill.

É incerto se uma ordem do Governo autónomo se pode sobrepor ao Protocolo sobre a Irlanda do Norte, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 2021, juntamente com os restantes acordos do 'Brexit'.

De forma a manter a fronteira aberta com a República da Irlanda, o Protocolo determina que sejam realizadas inspeções a mercadorias que chegam à província britânica provenientes do resto do Reino Unido para monitorizar a entrada de produtos para o mercado único europeu.

Poucos meses depois de finalmente entrar em vigor, o governo britânico exigiu que Bruxelas renegociasse o texto, considerando que cria muito atrito social e económico na Irlanda do Norte.

O Reino Unido quer reduzir os controlos alfandegários, bem como reduzir o papel dos tribunais comunitários nas disputas comerciais da Irlanda do Norte, entre outras questões.

Após vários meses, as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) continuam num impasse.

Londres mantém em cima da mesa a ameaça de invocar o artigo 16.º do Protocolo, que permite a uma das partes suspender unilateralmente algumas das suas disposições.


Ver comentários
Saber mais Brexit Irlanda do Norte Bruxelas Partido Democrata Unionista Poots DUP Parlamento Regional de Stormont Reino Unido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio