Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líderes do G-7 reafirmam apoio indefinido à Ucrânia

O compromisso é especialmente relevante numa altura em que a Alemanha e a França têm pressionado os parceiros para encetarem esforços diplomáticos com vista a um cessar-fogo na Ucrânia.

EPA
26 de Junho de 2022 às 19:12
  • ...
Os líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo - composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido - reforçaram neste domingo um apoio indefinido à Ucrânia, sob invasão militar russa desde fevereiro.

Num rascunho de acordo a que a Bloomberg teve acesso, os chefes de Estdo comprometem-se a "fornecer apoio financeiro, humanitário, militar e diplomático" e a permanecer "com a Ucrânia pelo tempo que for necessário". A agência refere a especial importância das palavras escolhidas, numa altura em que a França e a Alemanha têm feito alguma pressão junto dos parceiros para que se preocure um cessar-fogo no conflito, que terá já causado mais de 4.600 mortes de civis, de acordo com os mais recentes números das Nações Unidas.


O mesmo documento indica ainda que os líderes do G-7 estão também a avaliar a possibilidade de usar as receitas das tarifas sobre importações da Rússia para apoiar a Ucrânia. Para além disso, anteriormente tinham sido já debatidas formas de continuar a pressionar a Rússia e de lidar com os efeitos do conflito na economia mundial.

A 48ª Cimeira do G-7 arrancou este domingo e vai durar até terça-feira, nos Alpes alemães.
Ver comentários
Saber mais G-7 Rússia política diplomacia cimeiras distúrbios guerras e conflitos organizações internacionais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio