Notícia
Já há acordo de princípio em Bruxelas para embargar petróleo russo
O consenso foi alcançado durante a reunião dos líderes europeus que decorre esta segunda-feira e aplica-se apenas ao petróleo entregue por via marítima. Cabe agora aos diplomatas dar corpo a este acordo.
Já existe um acordo de princípio entre os 27 Estados-membros sobre um embargo ao petróleo russo, segundo avança a Reuters. O consenso foi alcançado durante a reunião dos líderes europeus que decorre esta segunda-feira e que dura até ao final desta terça-feira.
De acordo com um novo rascunho a que a Reuters teve acesso, os 27 concordaram em sancionar o petróleo que é entregue por via marítima, ficando assim de fora temporariamente o ouro negro entregue em oleodutos e que chegam à Hungria, Eslováquia e República Checa.
A agência britânica salienta, no entanto, que os líderes europeus não irão finalizar esta exceção durante a reunião desta tarde, e em vez disso irão pedir aos diplomatas que encontrem uma solução que garanta concorrência justa entre os países que vão continuar a receber petróleo russo e aqueles que o deixarão de fazer.
Entre os líderes está claro que este embargo não será definido já, tendo a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, afirmado inclusive que era mais realista esperar que o acordo fosse assinado no próximo mês.
Esta notícia surge depois de no fim de semana a Hungria, reticente a esta medida desde o início, ter demonstrado o seu apoio ao projeto da Comissão Europeia que aponta para que as sanções sejam aplicadas apenas ao ouro negro trazido por petroleiros até à orla costeira da União Europeia.