Notícia
G7 vai lançar ferramenta para garantir execução das sanções contra a Rússia
As sete potências pretendem que haja uma maior coordenação da informação sobre as sanções e outras ações que garantam a execução das mesmas, entre países e empresas.
O G7 vai criar um novo instrumento para garantir a execução das sanções aplicadas contra a Rússia, segundo fontes conhecedoras do assunto citadas pela Bloomberg.
O instrumento, que será provisoriamente batizado de "Mecanismo de Coordenação de Cumprimento" contemplará ainda "outras ações", tendo em vista países e empresas que sejam suspeitos de ajudar a invasão russa, seja por minar, seja por não cumprir as sanções, segundo as mesmas fontes.
Esta notícia surge numa semana em que se espera que tanto o G7 como a União Europeia (UE) anunciem novas sanções, que deverão restringir o comércio de bens utilizados pela força militar russa, incluindo tecnologia, componentes entre outros.
Na lista de visados pelas sanções, deverão ainda estar empresas que alegadamente apoiam a Rússia nesta guerra, como é o caso de algumas companhias iranianas.
O G7 é composto pelo Canadá, EUA, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Japão, sendo a UE um membro "não enumerado".