Notícia
FIFA e UEFA suspendem clubes russos e seleção de todas as competições
Os clubes russos e a seleção nacional do país estão oficialmente suspensos de todas as competições, anunciaram esta segunda-feira a FIFA e a UEFA.
A FIFA e a UEFA anunciaram nesta segunda-feira, em comunicado conjunto, que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação nas respetivas competições da FIFA e da UEFA até novo aviso em contrário.
A decisão foi tomada pelo Conselho da Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições.
"O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos", refere o comunicado.
Já ontem, domingo, a FIFA tinha anunciado um embargo a todos os jogos internacionais de futebol que estavam agendados para território russo, determinando que deveriam ocorrer em território neutro, não podendo ser exibidos nem a bandeira nem o hino. A entidade que rege o futebol mundial decidiu também obrigar a seleção russa a jogar sob o nome de União Russa de Futebol.
O El Pais, que cita fontes das duas instituições, adianta que o grande número de federações nacionais a anunciar que não aceitariam jogar contra equipas russas foi decisivo para esta decisão, já defendida por Inglaterra, País de Gales, Dinamarca e França. Os problemas que surgiriam, nomeadamente na organização do campeonato do Mundo de futebol terá sido um dos principais argumentos usados pela FIFA.