Notícia
Bruxelas quer dar parecer sobre candidatura da Ucrânia à UE até junho
A Comissão Europeia quer dar um parecer sobre a candidatura da Ucrânia ao bloco dos 27 até junho. Será a partir deste parecer que poderá ter início a adesão do país à União Europeia.
A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, pretende ter uma opinião formada até junho sobre o estatuto da Ucrânia para ser um candidato ao bloco dos 27. A informação é avançada pela agência Bloomberg, citando fontes próximas do assunto
A Ucrânia anunciou esta segunda-feira que já concluiu o questionário que marca o início do processo. O questionário em questão foi entregue pela própria presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na visita que fez à Ucrânia a 8 de abril.
Depois de concluída essa primeira fase do questionário, a Ucrânia diz que já está a trabalhar na próxima ronda de questões para a candidatura a Estado-membro.
A Comissão Europeia já disse que está a analisar o processo, sendo expectável que exista uma posição tomada na reunião do Conselho Europeu, marcada para 23 e 24 de junho, indicam estas fontes à Bloomberg.
Caso haja luz verde por parte de Bruxelas, a Ucrânia poderia iniciar formalmente o processo de adesão à União Europeia. Habitualmente, só a análise para determinar o estatuto de candidato pode demorar entre 15 a 18 meses, indica a Bloomberg, mas o contexto de guerra da Ucrânia poderá acelerar o processo.
A título de exemplo, a Croácia, o último país a juntar-se ao bloco dos 27, levou a cabo este processo durante quase dez anos, até ser formalmente aceite em 2013.
Alguns países, como os Países Baixos, têm demonstrado alguma relutância em aceitar este quadro de análise mais acelerado para a Ucrânia.