Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento alemão aprova novo governo de Merkel

Chanceler alemã foi esta manhã empossada para o seu terceiro mandato, à frente de um governo de grande coligação com os social-democratas do SPD.

17 de Dezembro de 2013 às 10:44
  • ...

Com 462 votos em 631, a chanceler alemã foi esta manhã empossada pelo parlamento alemão (Bundestag) para o seu terceiro mandato, tal como já era esperado. Angela Merkel passa a dirigir um governo de grande coligação com os social-democratas do SPD.

 

Já era esperado este desfecho uma vez que a grande coligação CDU/CSU/SPD detém 504 assentos no Bundestag. O voto no Parlamento alemão chega um dia depois da líder da União Democrata-Cristã (CDU), ter assinado o acordo de coligação – alcançado no final de Novembro – com os líderes do Partido Social-Democrata (SPD), Sigmar Gabriel, e da União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer.

 

As negociações para firmar esta coligação foram as mais longas de qualquer governo alemão desde a II Guerra Mundial. Depois de mais de um mês de negociações, o pacto foi firmado em finais de Novembro, com a assinatura de um contrato de 185 páginas.

 

Merkel viu-se obrigada a voltar para o SPD pois o FDP não conseguiu vencer nenhum assento na eleição 22 de Setembro. No novo governo, a CDU ficou com cinco pastas, mais o cargo da chanceler, o SPD com seis e a CSU com três.

 

Na composição do executivo destaca-se a permanência de Wolfgang Schaeuble, na pasta das Finanças. Também as pastas da Defesa, ocupada pela primeira vez por uma mulher (Ursula Von der Leyen), do Interior (Thomas de Maizière), da Saúde (Hermann Grohe) e da Educação (Joanna Wanka) permaneceram nas mãos da CDU.

 

Já o líder do SPD, Sigmar Gabriel, fica como vice-chanceler e ministro da Economia e da Energia. O partido vai ainda controlar os Negócios Estrangeiros (Frank Walter Steinmeier), o Trabalho (Andrea Nahles), o Ambiente (Barbara Hendricks), a Justiça (Heiko Maas) e a Família (Manuela Schwesig). Entre as novidades estão a entrada para a secretaria de Estado do Trabalho de Joerg Asmussen, membro alemão do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), e da primeira mulher de origem turca num governo alemão, Aydan Oezuguz, para secretária de Estado das Migrações, Refugiados e Integração.

 

Os ministros da CSU são Alexandre Dobrindt, nos Transportes e Infraestrutura digital, Hans-Peter Friedrich, na Agricultura, e Gerd Mueller, na Cooperação Económica e Desenvolvimento.

 

A CDU obteve uma clara vitória nas eleições gerais de 22 de Setembro, com 41,5%, mas não conseguiu a maioria, e o seu anterior aliado no governo, o Partido Liberal (FDP), não elegeu nenhum deputado, o que obrigou o partido a iniciar negociações para criar uma coligação.

 

Já amanhã, quarta-feira, a chanceler Angela Merkel desloca-se a Paris para tentar acertar com o presidente francês François Hollande posições para a cimeira europeia que começa em Bruxelas, na quinta-feira.

Ver comentários
Saber mais Merkel Alemanha eleições CDU SPD Bundestag
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio