Notícia
OCDE afirma que a economia britânica precisa de mais estímulos
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirmou que o Banco de Inglaterra deve estar preparado para injectar mais dinheiro na economia.
A OCDE alertou para a possibilidade de, caso a economia britânica continue fraca, uma maior flexibilização da mesma através da injecção de capital seria a melhor opção.
O Banco de Inglaterra bombeou até agora cerca de 375 mil milhões de libras, cerca de 436 mil milhões de euros no sistema financeiro para a compra de obrigações do Governo, segundo noticia a BBC News.
Alguns responsáveis políticos têm questionado a efectividade da política de “quantitative easing” (abrandamento), mas a OCDE afirmou que mais acções podem ser “justificadas”.
A OCDE revelou no seu último inquérito que “dada a actual situação da economia, a compra de activos poderá ser uma medida caso a economia continue fraca”. Cortar as taxas de juro para zero é outra opção a considerar, mas, adicionalmente, expandir o abrandamento através da injecção de dinheiro não trará “claras vantagens”.
Os dados da OCDE apontam para que a economia britânica cresça apenas 0,9%, depois de ter encolhido 0,1% em 2012. A economia britânica sofreu duas recessões nos últimos 4 anos e pode estar à beira de mais uma, já apelidado de “triple dip”.
No seu relatório, a OCDE também apoiou a decisão do chanceler George Osborne de limitar as unidades de retalho e de investimento dos bancos, mas alertou que seria necessária uma monitorização cautelosa.