Notícia
João Leão será o candidato português a liderar o Mecanismo Europeu de Estabilidade
O ex-ministro das Finanças será o nome avançado por Portugal para integrar a lista de candidatos para liderar o Mecanismo Europeu de Estabilidade, confirmou o jornal Público. Na sexta-feira, o Financial Times já tinha avançado que o nome do português estaria na lista.
João Leão, ex-ministro das Finanças, vai ser o candidato ao cargo de diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade, confirmou o jornal Público. Também a agência Bloomberg já avançou que o nome de Leão constará desta lista de candidatos.
Na passada sexta-feira, o jornal britânico Financial Times (FT) avançou uma lista com possíveis nomes para suceder ao economista alemão Klaus Regling, que vai abandonar o cargo este ano. O Mecanismo Europeu de Estabilidade foi criado em 2012 e, em dez anos, apenas conheceu um director executivo, Regling.
O Público refere que, além de Portugal, o Luxemburgo deverá avançar o nome de Pierre Gramegna, ex-ministro das Finanças. A restante lista confirma a informação avançada pelo FT, que menciona Marco Buti, antigo chefe de gabinete do comissário europeu Paolo Gentiloni, e também Menno Snel, antigo secretário de Estado das Finanças dos Países Baixos.
O prazo para a entrega das candidaturas termina esta segunda-feira, às 18 horas de Bruxelas.
João Leão foi ministro das Finanças no anterior Governo. Antes disso, desempenhou funções como secretário de Estado do Orçamento, entre 2015 e 2019.