Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Extrema-direita terá vencido eleições nos Países Baixos

O Partido para a Liberdade, de Geert Wilders, terá conquistado 35 assentos no parlamento, contra 26 da coligação Verdes-Trabalhistas e 23 do VVD, do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, segundo uma sondagem à boca de urna da Ipsos.

Yves Herman / Reuters
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 22 de Novembro de 2023 às 20:41
O partido de extrema-direita Partido para a Liberdade, liderado por Geert Wilders, terá vencido as eleições legislativas realizadas esta quarta-feira nos Países Baixos, de acordo com uma sondagem à boca das urnas realizada pela Ipsos.

O partido de Wilder terá conquistado 35 assentos parlamentares, mais 18 lugares do que nas eleições de 2021. Já a coligação Verdes-Trabalhistas, liderada por Frans Timmermans, terá alcançado 26 deputados, mais nove do que em 2021.

O grande derrotado é o Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, que cai de 34 para 23 assentos no Parlamento. Após Rutte ter anunciado em julho que não se iria recandidatar, a candidata a liderar o governo é Dilan Yesilgöz-Zegerius, ministra da Justiça no último governo.

Previsivelmente os próximos dias serão marcados por extensas e complexas negociações para a formação de um governo, uma vez que vários dos principais partidos garantiram que não aceitariam coligar-se com o partido de Wilder. São necessários 76 lugares para assegurar uma maioria.

O Novo Contrato Social (NSC), fundado em agosto por Pieter Omtzigt, conquistou 20 assentos, sendo o quarto mais votado. Omtzigt é deputado independente há largos anos, integrando a bancada do CDA, partido democrata-cristão.

Mais atrás, os liberais do Democrats66 terão alcançado 10 assentos, menos 14 do que em 2021.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio