Notícia
Economia grega surpreende pela positiva no terceiro trimestre
A economia grega alcançou o segundo trimestre consecutivo de taxas de crescimento positivas no PIB, o que já não acontecia desde 2013.
O PIB da Grécia cresceu 0,5% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, um resultado que superou as expectativas dos economistas, que apontavam para o regresso a taxas de variação negativas. Os analistas consultados pela Bloomberg projectavam uma quebra de -0,2%.
Este foi assim o segundo trimestre consecutivo de taxas de crescimento positivas no PIB, que entre Abril e Junho tinha crescido 0,3% em cadeia.
Nas variações homólogas, o PIB cresceu 1,5% no terceiro trimestre, o que compara com queda de 0,6% verificada no segundo trimestre e uma redução de 0,8% nos primeiros três meses do ano. Esta taxa de crescimento homóloga é a mais forte desde, pelo menos, 2014.
De acordo com a Bloomberg, é a primeira vez desde 2013 que a economia grega cresce em cadeia durante dois trimestres consecutivos, o que mostra alguma resistência aos aumentos de impostos de cortes orçamentais impostos pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras.
Os dados divulgados esta segunda-feira pelo instituto de estatística grego são ainda provisórios. Amanhã também o Eurostat divulgará a evolução do PIB da maioria dos países do euro.
(Notícia actualizada às 11:25 com mais informação)