Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Christian Kern deve ser o novo chanceler austríaco

O actual CEO da companhia ferroviária austríaca ÖBB deverá ser o novo chanceler austríaco, escreve o Politico. A Áustria está sem chefe de Governo desde a passada segunda-feira.

Heinz-Peter Bader/Reuters
12 de Maio de 2016 às 12:49
  • ...

Christian Kern deve ser o novo chanceler austríaco, ocupando o lugar deixado vago por Werner Faymann, que se demitiu na segunda-feira depois de o seu partido ter sido derrotado na primeira volta das eleições presidenciais austríacas. Segundo escreve o Politico, Christian Kern (na foto), que lidera a empresa pública ferroviária austríaca ÖBB, deve tornar-se chanceler e líder do Partido Social-Democrata austríaco (SPÖ, de centro-esquerda).

 

De acordo com a mesma fonte, Kern, de 50 anos, é o único candidato a assumir estes dois lugares. Depois da saída de Faymann, a liderança do Governo austríaco foi assumida interinamente por Reinhold Mitterlehner, líder do partido conservador ÖVP, que integra o Governo em coligação com os social-democratas.

Christian Kern já foi chefe de gabinete e e porta-voz do presidente do grupo parlamentar dos social-democratas austríacos, Peter Kostelka, de quem já tinha sido adjunto no Governo. Antes de entrar para a ÖBB, em 2010, Christian Kern trabalhou durante vários anos na principal empresa eléctrica austríaca, a Verbund.

 

Werner Faymann demitiu-se na passada segunda-feira, dia 9, não resistindo à pressão do seu partido devido ao desastre eleitoral nas eleições presidenciais. A 24 de Abril, o candidato do partido de extrema-direita FPÖ, Norbert Hofer, de 45 anos, foi o mais votado na primeira volta das presidenciais no país, com 36,4% dos votos, afastando o candidato do SPÖ, Rudolf Hundstorfer, o partido de Faymann.

 

Foi a primeira vez que o SPÖ e o conservador ÖVP (que governam a Áustria em coligação desde 2008) foram afastados nesta fase das eleições. O segundo candidato mais votado foi o ecologista Alexander Van der Bellen, do Partido Verde austríaco, que tem 72 anos e recolheu 20,4% dos votos.

 

A segunda volta das eleições presidenciais está agendada para 22 de Maio.

Ver comentários
Saber mais Áustria Christian Kern Werner Faymann eleições presidenciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio