Notícia
Chipre retira limites aos levantamentos de dinheiro
Os cipriotas podem, a partir de hoje, retirar dinheiro das contas bancárias sem qualquer restrição. A medida foi anunciada pelo Ministério das Finanças, segundo a agência Efe.
Um ano depois, os cipriotas deixam de ter limites para levantar dinheiro das contas bancárias. O Ministério das Finanças de Nicósia decidiu também aumentar os patamares de transferências bancárias para particulares e empresas, segundo a agência Efe.
A partir desta sexta-feira, 28 de Março, passa a haver um limite de 50 em vez de 20 mil euros para transferências domésticas de clientes particulares. Para o sector empresarial, o patamar passa de 100 para 200 mil euros.
Também foram levantadas restrições à criação de contas bancárias nas instituições cipriotas, assim como deixa de haver limites para os montantes colocados em depósitos a prazo.
Há um ano, em Março de 2013, os cipriotas viram-se confrontados com uma crise financeira. O país chegou a um acordo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um plano de resgate, no valor de 10 mil milhões de euros. Em contrapartida, foram aplicadas várias medidas, entre as quais, um imposto excepcional sobre os depósitos bancários a partir dos 100 mil euros.