Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno aclama moeda única: "Longa vida ao euro, longa vida a um euro forte"

O presidente do Eurogrupo discursou no Parlamento Europeu nas celebrações dos 20 anos do euro, pedindo uma "longa vida" à moeda única.

No arranque de 2019, Mário Centeno é escolhido para melhor ministro das Finanças do ano na Europa pela revista The Banker, detida pelo britânico Financial Times. 'A maratona de negociações que envolveram os ministros das Finanças da Zona Euro no início de Dezembro terminou com as reformas mais significantes para o bloco desde a crise de dívida soberana', escreveu a The Banker.
15 de Janeiro de 2019 às 11:44
  • 2
  • ...
Mário Centeno pediu uma "longa vida a um euro forte" no seu discurso no âmbito das comemorações dos 20 anos da moeda única que decorrem esta terça-feira, 15 de janeiro, no Parlamento Europeu. O presidente do Eurogrupo aclamou o euro como um dos "grandes êxitos" da União Económica e Monetária (UEM).

Estas declarações foram feitas no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na comemoração dos 20 anos do euro. Foi a 1 de janeiro de 1999 que 11 países, incluindo Portugal, fizeram a maior operação de transição para uma moeda única. Contudo, a moeda só começou a circular a 1 de janeiro de 2002.

O ministro das Finanças português assumiu a sua quota parte de responsabilidade das instituições europeias usarem o euro não como um "fim" em si, mas como um "instrumento para melhorar a prosperidade europeia". Centeno referiu como objetivo diminuir a desigualdade "entre os Estados-membros e dentro dos próprios Estados-membros".

"Longa vida ao euro, longa vida a um euro forte", rematou no final do discurso. 

Para o presidente do Eurogrupo, a moeda única é "um dos grandes êxitos" da União Económica e Monetária, que se transformou num "símbolo de identidade europeia" e que "reforçou a presença da Europa no palco mundial" do sistema monetário. Para Centeno ficou provado nestes 20 anos que "estavam errados no fracasso do euro" aqueles que antecipavam esse destino para a divisa. 

Contudo, Mário Centeno também admitiu que "os últimos 20 anos não foram todos fáceis": "a crise da dívida soberana e financeira colocaram sob teste a moeda".

"Mas a moeda única reemergiu mais forte depois da crise graças às ações de política nacional e às melhorias no quadro da UEM", argumentou, referindo a expansão económica que a Zona Euro goza desde 2013, apesar do ritmo estar a perder-se. 

"Muito se conseguiu durante estes últimos 20 anos, mas é necessário trabalhar ainda mais para preparar para futuras crises", alertou o presidente do Eurogrupo, fazendo um breve resumo das conquistas do Eurogrupo na cimeira do Conselho Europeu de dezembro. "Passo a passo estamos a reforçar a resiliência do euro", garantiu.

O jornalista em Estrasbrugo, a convite do Parlamento Europeu. 

Ver comentários
Saber mais Euro Parlamento Europeu Mário Centeno Jean-Claude Trichet Jean-Claude Juncker Mario Draghi Antonio Tajani
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio