Notícia
Alemanha deverá terminar em Maio controlo nas fronteiras com Áustria
O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, anunciou esta terça-feira que a Alemanha poderá eliminar em Maio o controlo das fronteiras com a Áustria, introduzido em Setembro passado por causa da crise de refugiados.
Em entrevista à televisão pública austríaca ORF, o ministro alemão do Interior destacou que a chamada "rota dos Balcãs" fechou-se completamente, o que reduziu drasticamente o fluxo migratório. "Segundo estimativas actuais, se os números se mantiverem tão baixos, não vamos prolongar os controlos fronteiriços além de 12 de Maio", afirmou o ministro alemão, em Viena.
A Alemanha controla a sua fronteira com a Áustria desde Setembro de 2015 com o objectivo de fiscalizar o fluxo migratório dos milhares de refugiados provenientes do Médio Oriente.
Aquele controlo, que ocorreu em pleno Espaço Schengen, zona de livre circulação comunitária, provocou grandes esperas no trânsito entre ambos os países.
No início do ano, a Áustria decidiu definir um número máximo anual de 37.500 pessoas para acolhimento de refugiados, o que provocou o encerramento sucessivo de fronteiras ao longo da rota dos Balcãs.
Em Março, chegaram apenas 20.000 refugiados à Alemanha, o número mais baixo desde o Verão passado.
A Áustria recebeu o ano passado 90.000 refugiados, mais que a Alemanha, mas menos que a Suécia.
Na segunda-feira, 4 de Abril, entrou em vigor o acordo celebrado entre a União Europeia e a Turquia, que vai passar a receber refugiados e migrantes que chegam ilegalmente à Grécia.