Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quatro em cada dez desempregados encontraram trabalho no ano passado

A percentagem tinha sido mais baixa no ano anterior, mas foi mais alta nos dois anos ainda marcados pela pandemia, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Mais de um terço dos desempregados permaneceram nessa situação.

Armando Franca/AP
  • ...

Quatro em cada dez pessoas que estavam desempregadas em 2023 encontraram emprego no ano passado, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que procuram retratar de que forma evoluiu a situação face ao emprego das pessoas entre dois períodos.

Estes dados, que desta vez têm também um balanço anual, mostram em concreto 41,9% das pessoas que estavam desempregadas (em 2023) passaram para empregado (em 2024).

Esta percentagem foi mais baixa no ano anterior (41,4% na transição para 2023) mas tinha sido mais alta nos dois anos anteriores (47,5% e 45,3%), ainda marcados pela pandemia.

Na mesma transição de 2023 para 2024, mais de um terço dos que estavam desempregados (35,2%) permaneceram nessa situação, percentagem mais baixa do que no ano anterior mas mais alta nos que três anos que o precederam.

Pouco mais de um quinto dos desempregados (21,9%) passaram para uma situação de inatividade.

Mais pessoas com dois empregos 

Os dados relativos à média de 2024, apurados, como os restantes, por um inquérito, apontam para 257,4 mil pessoas com dois empregos, o número mais alto dos últimos cinco anos.

Em causa está a população empregada com uma atividade secundária, que nos dados anuais corresponde a 5,5% do emprego total, o valor mais alto dos cinco anos considerados.

Os dados do último trimestre do ano, porém, já apontavam para alguma redução do peso do duplo emprego, como explicámos de forma mais detalhada na análise aos dados trimestrais.

Ver comentários
Saber mais Emprego desemprego transições entre emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio