Notícia
Taxa de desemprego mantém-se nos 12,4% em Novembro
A taxa de desemprego manteve-se pelo terceiro mês consecutivo nos 12,4%, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a Novembro, publicados esta manhã.
O desemprego em Portugal parece estar a seguir um ritmo mais lento de desagravamento, como aliás previam as instituições internacionais. Segundo os dados do INE, a taxa de desemprego manteve-se nos 12,4%, o mesmo valor de Outubro e Setembro e 0,1 pontos acima da taxa de Agosto.
"Em Novembro de 2015, a estimativa provisória da população desempregada foi de 636,9 mil pessoas, mais 3,0 mil do que no mês anterior (0,5%)", pode ler-se na publicação do INE, que se refere aqui a valores ajustados de sazonalidade para a população entre os 15 e os 74 anos. "Nesse mês, assistiu-se a um acréscimo mensal na população desempregada de homens (1,1%; 3,4 mil) e de jovens (3,7%; 4,4 mil). A população desempregada de adultos diminuiu (0,3%; 1,3 mil) e a de mulheres manteve-se praticamente inalterada".
As piores notícias parecem vir do lado dos jovens, entre os quais a taxa de desemprego aumentou de 32,4% para 33,4% entre Outubro e Novembro (um agravamento superior a quatro mil pessoas).
No que diz respeito a emprego, manteve-se também praticamente inalterado face a Outubro, com um aumento de cerca de 600 pessoas. Portugal tem agora cerca de 4.486,7 mil empregados, tendo-se registado um crescimento entre os homens (0,4%) e os adultos (0,1%) e um recuo entre mulheres e jovens (-0,4% e -0,8%, respectivamente).
A taxa de emprego ficou assim nos 57,4%, o mesmo valor de Outubro, com a taxa de emprego dos homens a exceder a das mulheres em 7,6 pontos percentuais.