Notícia
Desemprego registado aumenta em julho
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 0,1% face ao mês anterior e 7,3% face ao mesmo período do ano anterior. Novas inscrições estão a subir mais
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou em julho, subindo muito ligeiramente face ao mês anterior (+0,1%) e de forma mais expressiva em termos homólogos (+7,3%).
"O total de desempregados registados no País foi superior ao verificado no mesmo mês de 2023 (+20 809; +7,3% ) bem como ao do mês anterior (+ 193; +0,1%)", lê-se na síntese estatística do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Para a variação homóloga contribuíram sobretudo os que estão inscritos há menos de um ano. O desemprego aumentou em todas as regiões, com exceção das regiões autónomas, e em de forma mais acentuada no Algarve (17% em termos homólogos, apesar de um recuo de 7% em cadeia).
Assim, no final de julho estavam inscritos nos centros de emprego 305 mil desempregados.
Novas inscrições crescem mais
Além de divulgar o número de inscritos no final do mês (o "stock") o IEFP também explica quantas pessoas se inscreveram ao longo do mês (o chamado "fluxo").
Assim, ao longo do mês de julho inscreveram-se nos centros de emprego 47 mil desempregados, o que representa um aumento de 11,4% em termos homólogos e de 24,9% face ao mês anterior.
As ofertas de emprego estão em queda (-10% em termos homólogos) e as colocações só recuperaram face ao mês anterior.
Notícia atualizada pelas 10:38 com mais informação