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Sete passos para lançar o seu negócio em nome próprio

Não existe uma via de sentido único para passar da ideia à empresa, e dar aso ao seu espírito empreendedor. O Negócios sistematiza um conjunto de passos a cumprir por quem queira e possa passar da palavra à acção.

Negócios 28 de Fevereiro de 2013 às 11:00
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Preparação para o novo negócio é fulcral

 

Actualmente, há várias soluções que ajudam a colocar um negócio no terreno. Vale a pena estruturar ideias antes de avançar para a concretização de novos projectos. Com a ajuda dos portais do Governo sobre a matéria, aqui ficam algumas pistas de um processo trabalhoso.

 

 

1. A ideia
Passar a negócio

 

A transformação de uma boa ideia de negócio numa empresa com perspectivas de sucesso (que se poderá traduzir, quer pela permanência em actividade, quer pela taxa de crescimento), depende, numa primeira aproximação, da capacidade empresarial revelada pelo próprio promotor.

 

 

2. Criar a empresa
Com ideia ou sem?

 

A intenção de criar uma empresa está ligada à existência de uma ideia de negócio. Mas há situações em que iniciar um negócio não necessita de uma ideia, por exemplo, no caso do franchising. A propriedade industrial é importante, mas para fazer o registo é preciso mais do que só ter a ideia.

 


3. Trabalho de campo
Recolha de dados

 

Antes de passar à acção, é importante conhecer a envolvente legal e socio-económica. É necessário recolher informação, seja de carácter económico, técnico-jurídico ou estatístico. Neste âmbito pede-se que se faça uma recolha dos espaços de incubação e dos apoios financeiros para empreendedores.

 


4. Auto-avaliação
Forças e fraquezas

 

Esta etapa corresponde à identificação dos pontos fortes e fracos existentes. Para integrar uns e outros na sua estratégia, o novo empresário deverá fazer um esforço no sentido de melhor os conhecer, fazendo para tal um diagnóstico triplo: sobre si mesmo; sobre o projecto; sobre a futura empresa.

 


5. Estudo de mercado
Comparar dados

 

O estudo de mercado permite reunir informação já disponível sobre um dado aspecto (estado de consumo ou de utilização de um produto ou serviço) e, sendo as fontes múltiplas, é imprescindível prestar atenção à data dos dados obtidos, registar as fontes e comparar a informação.

 


6. As estratégias
Qual a aposta?

 

A política comercial de uma empresa deve enquadrar não só aspectos relacionados com as vendas (marketing e bases de acção comercial), mas também a estratégia de compras. A atitude estratégica prende-se com um faseamento planeado que permita a consolidação da empresa numa óptica de mercado.

 


7. O pré-ínicio
Preparar o arranque

 

A concretização de um projecto prevê a necessidade de fazer um balanço entre os meios necessários para a realização e aqueles que efectivamente estão disponíveis. Se não existirem há que optar por uma ideia menos ambiciosa. No início, a força de trabalho poderá ser limitada ao próprio empresário.

 

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