Notícia
Negócios Estrangeiros vão recrutar 85 para estágios internacionais
Os 85 estagiários a seleccionar pelo programa específico de estágios do ministério têm como destino a rede externa: embaixadas, missões e representações permanentes e missões temporárias e postos consulares.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) fixou em 85 o número de vagas para o Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC) específico daquela instituição, a vigorar durante o próximo ano.
De acordo com a portaria publicada em Diário da República esta sexta-feira, 23 de Dezembro, as candidaturas à segunda edição do PEPAC-MNE devem ser apresentadas entre 9 e 20 de Março de 2017 e os estágios iniciam-se a 1 de Setembro desse ano.
O programa, criado em 2010, "permite aos estagiários o desempenho de funções, prioritariamente as correspondentes à carreira de técnico superior, no contexto da Administração Pública".
No caso do ministério liderado por Augusto Santos Silva (na foto), o programa específico para o ministério (designado PEPAC-MNE) aplica-se aos seus serviços periféricos externos (embaixadas, missões e representações permanentes e missões temporárias e postos consulares).
O objectivo é "apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto real de trabalho em ambiente internacional, nas principais áreas de actuação da política externa portuguesa, com especial incidência na diplomacia económica, política comercial, diplomacia política e apoio consular.
Aos estagiários seleccionados é ainda atribuída uma bolsa de estágio, cujo valor varia "tendo em conta o índice do custo de vida do país" onde a experiência profissional decorre.
As candidaturas à frequência dos estágios são apresentadas online, no site do PEPAC–MNE. A avaliação recai sobre a habilitação académica (grau académico e classificação final de licenciatura), experiência profissional (trabalho no estrangeiro ou voluntariado) e competência linguística (domínio da língua inglesa e de outras línguas).
Os pormenores sobre o programa podem ser consultados aqui e aqui.