Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Servidor imperfeito ou herói de guerra

Um "servidor imperfeito", é assim que se descreve na sua auto-biografia. "Um herói da guerra do Vietname", é assim que o vêem os seus apoiantes. John McCain nasceu a 29 de Agosto de 1936 no Canal do Panamá. Tem 71 e pode tornar-se no presidente mais velho da história dos Estados Unidos.

24 de Outubro de 2008 às 16:25
  • 1
  • ...
Um “servidor imperfeito”, é assim que se descreve na sua auto-biografia. “Um herói da guerra do Vietname”, é assim que o vêem os seus apoiantes. John McCain nasceu a 29 de Agosto de 1936 no Canal do Panamá. Tem 71 e pode tornar-se no presidente mais velho da história dos Estados Unidos.

Republicano. Um dos mais liberais da família conservadora. Apoia a interrupção voluntária da gravidez e defende medidas menos restritivas para a imigração. Forma-se como oficial da Marinha dos Estados Unidos e é chamado a combater na guerra do Vietname entre 1958 e 1975. Em 1967, o avião onde segue despenha-se e McCain sofre duas fracturas nos braços e no joelho. Por causa disso, ainda hoje está impossibilitado de levantar os braços à altura da cabeça. É capturado e feito prisioneiro de guerra durante cinco anos. Em 1973 regressa a casa como herói.

Depois vem a política. Em 1982 é eleito congressista pelo estado do Arizona e quatro anos mais tarde chega a senador. Isto depois de ter casado com Cindy, a mulher que grande parte dos amigos de McCain diz estar por de trás do seu sucesso político. A vistosa loira de olhos azuis é herdeira de uma das maiores empresas de cervejas dos Estados Unidos e, segundo as mesmas fontes, terá sido ela a apresentar McCain à “nata” empresarial e política de Washington. O candidato republicano tem sete filhos, três deles adoptados.

“Mac is Back”. É este o seu lema nestas últimas primárias. Depois de derrotado por George W.Bush na corrida republicana de 2000, McCain conquistou a nomeação desta vez de forma fácil, iniciando desde logo viagens e contactos tendo em vista a conquista da Casa Branca. É um defensor da Guerra do Iraque, mas criticou a estratégia da operação desenhada por Bush, assim como rejeita tudo o que seja métodos de tortura a prisioneiros de guerra.

Por tudo isto, muitos dos que governaram ao lado de George W. Bush nos últimos oito anos, apelidam McCain de “perigoso liberal”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio