Notícia
Professores que não realizaram prova vão ter nova oportunidade
Ministério da Educação garante que professores impedidos de realizar prova de capacidades e conhecimentos (PACC) vão poder realizá-la em outro dia.
O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, garantiu, esta quarta-feira, que os professores contratados com menos de cinco anos de carreira, que não conseguiram realizar esta manhã a prova de capacidades e conhecimentos, vão ter um novo dia para o fazer. A nova data ainda está por determinar. A declaração foi feita esta tarde, no Ministério da Educação, depois de ter terminado a prova que deveria ter sido realizada por 13.500 professores.
Segundo o governante, a prova decorreu “normalmente na grande maioria das escolas”, mas em alguns estabelecimentos de ensino ocorreram incidentes que João Grancho considerou “inaceitáveis”. Como por exemplo, boicotes por parte de pessoas que não estavam directamente envolvidas na realização da prova.
“O Ministério da Educação lamenta e garante que, os [professores] que hoje não realizaram a prova, terão direito a realizá-la em outra data”, reiterou o governante
A prova deveria ter sido feita em 113 escolas. O secretário de Estado não esteve, no entanto, disponível para esclarecer quantas escolas realizaram este exame e quantos professores acabaram por não a fazer.
De acordo com o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, centenas de professores de Norte a Sul do País ficaram impedidos de realizar a PACC. Esta prova, prevista desde 2007, foi implementada este ano e destinou-se a professores contratados com menos de cinco anos de carreira. Quem chumbar no exame fica impedido de se candidatar ao concurso de professores no próximo ano lectivo.