Notícia
Nova SBE volta a ter a nota mais alta para Economia. Porto ganha na Gestão
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa atingiu a nota de 18 valores para o último candidato a entrar na primeira fase de acesso ao Ensino Superior, subindo face ao ano passado. Na área da Gestão, a Universidade do Porto volta a ter a nota mais alta.
A licenciatura de Economia da Nova SBE subiu este ano ao nível dos cursos com nota de 18 valores, numa escala de 0 a 20. Foi essa a classificação do último aluno a entrar na licenciatura da Faculdade de Carcavelos. Face ao ano passado, regista-se uma subida, uma vez que a nota do último aluno a entrar foi então de 17,35 valores. Os dados foram divulgados este domingo pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Para o curso de Economia a Faculdade de Economia da Nova abriram 195 vagas, que ficaram todas preenchidas nesta primeira fase de acesso.
A Faculdade de Economia (FEP), da Universidade do Porto, voltou a ser a segunda escola com a nota de entrada mais elevada, com o último aluno a ter 17,83 valores, acima dos 17,3 do ano letivo 2023-2024. Também neste caso, as vagas ficaram todas preenchidas na primeira fase. A instituição abriu 208 lugares e acabaram todos preenchidos.
A fechar o pódio, mais uma universidade do norte: no Minho, a nota do último candidato foi de 17,2, também mais elevada do que no ano letivo anterior (16,76 valores).
As restantes dez universidades que oferecem cursos de Economia tiveram notas do último candidato abaixo da fasquia de 17 valores.
Em todo o país, existem 13 ofertas de licenciaturas de Economia. Para o ano letivo de 2024-25, foram abertas 1.111 vagas, menos três do que no ano passado. Na primeira fase foram preenchidas praticamente a totalidade das vagas iniciais disponibilizadas (98%), sobrando apenas 19 lugares para a segunda e terceira fases de acesso ao ensino superior.
Na Gestão, Porto ganha
Já quanto aos cursos de Gestão, há uma troca de lugares. Neste caso, é a Faculdade de Economia da Universidade do Porto que tem o valor mais elevado do último aluno candidato, sendo mesmo mais alto do que no caso da licenciatura de Economia da Nova. De acordo com os dados da DGES, a nota do último aluno a entrar foi de 18,35 valores. Também neste caso, foi mais elevada do que para o ano letivo 2023-2024, de 17,9 valores.
Já para a licenciatura de Gestão da Nova o último colocado teve uma nota ligeiramente mais baixa do que no Porto, de 18,3 valores, mas também acima dos 17,85 do ano passado.
A Universidade do Minho fechou o pódio desta primeira fase com a nota do último candidato a chegar aos 17,68 valores, ultrapassando Aveiro que no ano letivo anterior tinha conseguido a terceira nota mais elevada (17,3).
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, o último candidato a ser admitido num curso de gestão não teve nota negativa – o que aconteceu no ano passado na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores (9,9 valores).
A oferta para cursos de Gestão é mais vasta do que para a área da Economia, existindo 22 instituições com esta oferta. Foram abertas 2.030 vagas iniciais, com praticamente todos os lugares preenchidos (99%), sobrando apenas 25 posições para as restantes fases de candidatura ao ensino superior.
(Notícia corrigida para clarificar que se trata da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e não a Porto Business School)