Notícia
Governo quer reduzir 1.000 vagas no Ensino Superior em Lisboa e Porto
O Governo pretende atrair mais alunos para outras instituições do país além dos dois grandes centros, Lisboa e Porto.
O Ministério da Ciência e do Ensino Superior avança com uma proposta de corte de vagas em Lisboa e no Porto. O ministro explicou à TSF que o intuito passa por levar mais alunos para outras instituições do país.
Esta medida está ainda em discussão mas a ideia é que entre em vigor já em Setembro. Segundo a TSF, o Governo pretende diminuir em 5% as vagas disponíveis nas instituições de Ensino Superior tanto em Lisboa como no Porto, o que corresponde a cerca de mil lugares.
Em 2010, 42% dos estudantes do Ensino Superior estavam em Lisboa e no Porto. Em 2015, essa percentagem subiu para 46%, este ano lectivo atingiu os 48%.
Em entrevista à Antena 1, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior adianta que pretendem "começar nos próximos dois anos uma pequena redução das vagas em Lisboa e no Porto para poder ter mais estudantes de formação inicial gradualmente no interior do país".
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) já tinha alertado para um excesso de alunos concentrados nas duas grandes cidades de Portugal. Com vista a alterar este cenário, o Governo pretende agora avançar com esta proposta e acredita que mais alunos serão atraídos para outras cidades do país.
Os cursos de Medicina, Tecnologias de Informação e Física ficam de fora desta medida.