Notícia
Europa: Crianças aprendem línguas cada vez mais cedo
A maioria das crianças inicia a aprendizagem de línguas estrangeiras entre os seis e os nove anos.
Negócios
20 de Setembro de 2012 às 13:38
Nos últimos 15 anos a maioria dos países reduziu a idade mínima para aprendizagem de línguas estrangeiras para os seis aos nove anos, e muitos começaram a propor esta aprendizagem no ensino pré-escolar, de acordo com o relatório da Comissão Europeia emitido hoje.
O relatório “Key data on teaching languages at school in Europe 2012”, que abrangeu os países da União Europeia 27(UE 27) e mais a Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia, confirma que o inglês é a língua mais ensinada em todos os países seguida do francês, espanhol, alemão e russo.
De acordo com Androulla Vassiliou, comissária da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, “a aprendizagem de línguas facilita a comunicação entre os povos e os países, fomentando igualmente a mobilidade transfronteiriça e a integração dos migrantes.”
Entre 2009 e 2010, a média dos estudantes do ensino secundário inferior que estavam a aprender duas ou mais línguas estrangeiras foi de 68% - um aumento de 14,1% face a 2004/2005.
Já a média dos alunos que não se encontravam a aprender nenhuma língua estrangeira no ensino privado diminuíram de 32,5% para 21,8%, segundo o relatório.
Nos países abrangidos pelo inquérito, mais de 90% dos alunos, do ensino secundário e primáro revelam que a principal língua estrangeira é o inglês.
Quanto aos professores que leccionam a disciplina de língua estrangeira, a questão mantém-se: deveriam ser forçados a ter contacto com a língua no seu país de origem?
O objectivo da Comissão Europeia é ter uma Europa onde todos os cidadãos aprendam pelos menos duas línguas estrangeiras, para além da língua materna.
O projecto “Língua Materna +2” , é estabelecido pelos chefes de Estado e do governo da UEE em Março de 2012.
Comparativamente ao tempo que existe para leccionar a disciplina é bastante inferior ao tempo concedido a outras disciplinas.
O relatório “Key data on teaching languages at school in Europe 2012”, que abrangeu os países da União Europeia 27(UE 27) e mais a Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia, confirma que o inglês é a língua mais ensinada em todos os países seguida do francês, espanhol, alemão e russo.
Entre 2009 e 2010, a média dos estudantes do ensino secundário inferior que estavam a aprender duas ou mais línguas estrangeiras foi de 68% - um aumento de 14,1% face a 2004/2005.
Já a média dos alunos que não se encontravam a aprender nenhuma língua estrangeira no ensino privado diminuíram de 32,5% para 21,8%, segundo o relatório.
Nos países abrangidos pelo inquérito, mais de 90% dos alunos, do ensino secundário e primáro revelam que a principal língua estrangeira é o inglês.
Quanto aos professores que leccionam a disciplina de língua estrangeira, a questão mantém-se: deveriam ser forçados a ter contacto com a língua no seu país de origem?
O objectivo da Comissão Europeia é ter uma Europa onde todos os cidadãos aprendam pelos menos duas línguas estrangeiras, para além da língua materna.
O projecto “Língua Materna +2” , é estabelecido pelos chefes de Estado e do governo da UEE em Março de 2012.
Comparativamente ao tempo que existe para leccionar a disciplina é bastante inferior ao tempo concedido a outras disciplinas.