Notícia
Volume de negócios nos serviços cresce 6,4%
O volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de 6,4% em Agosto, abrandando 0,7 pontos percentuais (p.p.) relativamente a Julho. O emprego avançou 0,2%, enquanto as remunerações e as horas trabalhadas cresceram 5,4% e 4,8%, resp
O volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de 6,4% em Agosto, abrandando 0,7 pontos percentuais (p.p.) relativamente a Julho. O emprego avançou 0,2%, enquanto as remunerações e as horas trabalhadas cresceram 5,4% e 4,8%, respectivamente, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a mesma fonte, no volume de negócios, todas as secções consideradas registaram comportamentos positivos, sendo a secção de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal a mais influente para o andamento do índice geral, ao contribuir com 4,0 p.p. para a variação do índice agregado, abrandando, no entanto, 2,7 p.p. relativamente a Julho.
Relativamente ao mês anterior, o volume de negócios nos serviços apresentou uma variação negativa de 6,7%.
O comportamento positivo do emprego "foi determinado", principalmente, pelo andamento similar verificado nas secções de Alojamento e restauração (restaurantes e similares) e de Transportes, armazenagem e comunicações, que registaram taxas de variação homóloga de 1,8% e de 0,5%, respectivamente.
Nas remunerações, todas as secções registaram comportamentos positivos e, nas horas trabalhadas, o comportamento "foi determinado" pela secção de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas.