Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios na indústria desce 3% em Fevereiro

O volume de negócios da indústria nacional caiu 3% em Fevereiro, face ao mês anterior, registando uma descida de 2,5% relativamente ao período homólogo, anunciou o Instituto Nacional de Estatística...

17 de Abril de 2001 às 15:57
  • ...
O volume de negócios da indústria nacional caiu 3% em Fevereiro, face ao mês anterior, registando uma descida de 2,5% relativamente ao período homólogo, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos da variação acumulada dos últimos 12 meses, o índice que mede a evolução do volume de negócios da indústria apresentou um crescimento de 7,2%, com a variação acumulada no ano registar um incremento de 2,1%.

O sector da produção e distribuição de electricidade, gás e água perdeu 6,5% face ao mês anterior e recuou 0,8% relativamente a Fevereiro do ano passado, enquanto os bens intermédios foram responsáveis por uma diminuição mensal de 6,4% e uma descida homóloga de 1,6%.

O segmento da produção de bens intermédios avançou 2,1% e os bens de investimento ganharam 2,5% face a Janeiro, embora estes sectores tenham apresentado quebras homólogas de 0,3% e de 12,1%, respectivamente.

O volume de negócios dos bens intermédios caiu 6,4% no mês e recuou 1,6% face a Fevereiro do ano transacto, de acordo com a mesma fonte.

Mercado interno perde 2,2% em Fevereiro

O volume de negócios da indústria, no que respeita ao mercado nacional, perdeu 2,2% em Fevereiro, com este indicador a registar uma descida de 3,7% ao mesmo mês do ano passado.

A nível interno, os bens intermédios desceram 5,4% em termos mensais e diminuíram 2,4% em termos homólogos, enquanto a produção e distribuição de gás, electricidade e água registou uma queda mensal de 6,5% e um recuo homólogo de 0,8%.

Os bens de consumo foram responsáveis por um incremento de 4% face a Janeiro, apresentando uma redução de 2,4% relativamente ao mesmo período do ano 2000, enquanto os bens de investimento ganharam 2,6% no mês e recuaram 20,7% face ao mês homólogo.

Mercado externo perde 4,6%; regista aumento homólogo de 1,3%

De acordo com dados do INE, o volume de negócios da indústria para o mercado externo desceu 4,6% em Fevereiro, tendo apresentado um incremento de 1,3% face ao mesmo mês do último ano.

O segmento dos bens de investimento ganhou 2,3% no mês e avançou 9% relativamente a Fevereiro de 2000, enquanto o sector dos bens intermédios caiu 8,9% face a Janeiro, registando, no entanto, um aumento homólogo de 1%.

O volume de negócios das indústrias extractivas ganhou 11,7% em termos mensais, mas diminuiu 23,1% face a Fevereiro do ano passado.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio