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Volume de negócios da comunicação representa 7,5% do PIB em 1999

O volume de negócios do sector das comunicações, incluindo os media tradicionais e os novos media, atingiu os 8 mil milhões de euros (1,6 mil milhões de contos) em 1999, o que representa 7,5% do...

18 de Dezembro de 2000 às 17:36
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O volume de negócios do sector das comunicações, incluindo os media tradicionais e os novos media, atingiu os 8 mil milhões de euros (1,6 mil milhões de contos) em 1999, o que representa 7,5% do produto interno bruto (PIB), revela o Anuário da Comunicação publicado hoje pelo Observatório da Comunicação (Obercom).

«Estamos perante uma realidade de muito grande dimensão na economia portuguesa, que não pode ser marginalizada, designadamente pelas estratégias políticas e governativas direccionadas prioritariamente para a entrada de Portugal na e-Europe», refere o Anuário.

Entre os grupos de comunicação nacionais, destaca-se o Grupo Portugal Telecom, que mais peso tem no volume de negócios do sector. Com a compra do Grupo Lusomundo, o Grupo PT representa cerca de 43% do total do volume de negócios dos grupos de comunicação portugueses, refere o estudo da Obercom.

A Obercom, organização sem fins lucrativos de direito privado, estima que em 2000 o volume de negócios dos grupos de comunicação ultrapassará os 5 mil milhões de euros (1.000 milhões de contos).

Em 1999, as empresas e órgãos de comunicação social de carácter regional e que não fazem parte dos grupos de comunicação representaram um volume de negócios de 3,5 mil milhões de euros (709 milhões de contos).

Escassez de leitores em Portugal

De acordo com Francisco Cádima, coordenador do Anuário, «Portugal ainda tem um longo percurso a correr em termos da imprensa diária e regional e a nível do número de leitores».

Em Portugal apenas 73 em cada mil cidadãos adultos são leitores habituais, um número que se compara com «uma média de 400 a 500 leitores em outros países europeus, designadamente os nórdicos», revelou Francisco Cádima em conferência de imprensa.

Sector da imprensa lidera receitas de publicidade

O estudo da Obercom, desenvolvido ao longo do último ano, inclui também uma análise do investimento aplicado à publicidade onde revela que as receitas de publicidade do sector da imprensa em 1999 superaram as do sector da televisão ao atingirem 309 milhões de euros (62 milhões de contos).

O investimento em publicidade televisiva totalizou 269 milhões de contos (54 milhões de contos) no mesmo período.

«Ao contrário das estimativas até agora feitas, o sector da imprensa, incluindo a imprensa regional, é aquele que absorve uma quota maior de receitas de publicidade, colocando-nos assim a par da quase totalidade dos países europeus onde esse fenómeno de há muito acontece», refere a Obercom.

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