Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas a retalho sobem 0,3% na Zona Euro em agosto

As vendas a retalho subiram 0,3% em agosto, tanto na Zona Euro como na União Europeia, face aos números do mês anterior.

Por causa da crise económica provocada pela pandemia de covid-19, as famílias vão perder rendimentos.
Tony Gentile/Reuters
06 de Outubro de 2021 às 10:32
  • ...
As vendas a retalho cresceram 0,3% na Zona Euro e na União Europeia no mês de agosto face ao mês anterior. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo gabinete de estatística da União Europeia, o Eurostat.

Já na comparação homóloga, este indicador manteve-se estável na Zona Euro, nota o Eurostat, e cresceu 1,1% na União Europeia.

No que toca à variação mensal, o Eurostat refere que, face a julho de 2021, as vendas a retalho de produtos não alimentares subiram 1,8% na Zona Euro. Já nos combustíveis contabilizou-se uma queda de 0,1% e de 1,7% na alimentação, bebidas e tabaco.

As maiores subidas mensais nas vendas a retalho foram registadas em Malta (2,7%), seguida pela Irlanda (2,5%) e Eslováquia (2%). Em Portugal a variação mensal ficou-se por uma subida de 0,3%, em linha com a subida contabilizada na Zona Euro.

Já países como a Dinamarca, Estónia e França representaram as maiores quedas face ao mês anterior neste indicador, de 1,4% para a Dinamarca e de 1,2% para Estónia e França.

O cenário é ligeiramente diferente na variação homóloga, que compara agosto de 2021 com o mesmo mês do ano passado. Malta registou o maior disparo neste indicador (19,6%), seguida pela Croácia e Eslovénia, com uma variação de 18,1% e 12,3%.

Em sentido contrário, a Bélgica foi o país que mais viu as vendas a retalho recuar face a agosto de 2020 (-4,9%), seguida por França (-2,1%), Espanha e Luxemburgo, ambos com uma queda de 1,3%. Em Portugal a variação homóloga aponta para um crescimento acima da média da União Europeia, nos 2,9%,
Ver comentários
Saber mais Eurostat vendas a retalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio