Notícia
União Europeia já emitiu 300 milhões certificados
O sistema do certificado está operacional em mais de 30 países, incluindo os 27 Estados-membros da União Europeia, mas também a Suíça, a Noruega, Islândia e Vaticano.
O certificado europeu – que atesta a vacinação completa, uma análise negativa ou recuperação da covid-19 – já teve cerca de 300 milhões de emissões em toda a União Europeia, segundo avançou o El País, que contabiliza 13 milhões em Espanha.
Segundo a RTP, em Portugal já foram emitidos mais de 4,6 milhões destes certificados.
São cerca de 21 os países que estão a pedir o certificado não apenas para viagens, mas também para aceder a espetáculos, encontros desportivos, casamentos/batizados, entre outras entradas. É o caso português que determina a obrigatoriedade de apresentação do certificado ou teste negativo num conjunto de serviços, incluindo restauração e hotelaria.
O sistema do certificado está operacional em mais de 30 países, incluindo os 27 Estados-membros da União Europeia, mas também a Suíça, a Noruega, Islândia e Vaticano.
Bruxelas aspira a que o modelo europeu seja um standard internacional. “Estamos a dar passos para reconhecer certificados expedidos por outros países, mas, para isso, devem ser interoperáveis ??com o sistema da União Europeia e permitir a verificação da sua autenticidade, validade e integridade”, sinalizou esta semana o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, citado pelo El País.
É contra a obrigatoriedade de apresentar o certificado em determinados serviços e contra a vacinação obrigatória que tem havido protestos em vários países europeus, como aconteceu este fim de semana em França, naquele que foi o quarto sábado de protestos. A partir desta segunda-feira o certificado passará a ser exigido à entrada da maioria dos locais públicos em França.
Alemanha e Itália são outros dois países que têm assistido a manifestações contra o certificado sanitário.