Notícia
Trump ameaça acabar com o NAFTA se houver interferências do Congresso
No Twitter, o presidente dos Estados Unidos escreveu ainda que não há uma necessidade política de manter o Canadá no novo NAFTA.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, 1 de Setembro, que não há uma necessidade política de manter o Canadá no novo NAFTA e avisou o Congresso de que não deve interferir nas negociações, ou terminará definitivamente com o acordo de livre comércio.
A ameaça foi feita no Twitter, um dia depois de as negociações entre os Estados Unidos e o Canadá terem terminado sem um acordo.
"Não há uma necessidade política de manter o Canadá no novo acordo do NAFTA. Se não fazemos um acordo justo para os Estados Unidos depois de décadas de abuso, o Canadá fica de fora. O Congresso não deve interferir nestas negociações ou eu termino simplesmente com o NAFTA e ficaremos melhor sem ele", escreveu o líder da Casa Branca na rede social.
There is no political necessity to keep Canada in the new NAFTA deal. If we don’t make a fair deal for the U.S. after decades of abuse, Canada will be out. Congress should not interfere w/ these negotiations or I will simply terminate NAFTA entirely & we will be far better off...
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 1 de setembro de 2018
Na sexta-feira, os dois países não chegaram a um entendimento para a reformulação do NAFTA e Trump notificou o Congresso da sua intenção de assinar um pacto bilateral com o México, com quem foi alcançado um acordo na segunda-feira.
No entanto, vários deputados alertaram que um acordo com o México poderia ter dificuldades em ser aprovado pelo Congresso se não contasse também com a participação do Canadá.
Trump, no Twitter, sublinhou que "ou se faz um novo acordo ou voltamos ao pré-NAFTA", já que este pacto de livre comércio foi, na sua opinião, um dos piores acordos comerciais alguma vez feito.
"Lembrem-se, o NAFTA foi um dos PIORES acordos comerciais alguma vez feito. Os Estados Unidos perderam milhares de empresas e milhões de empregos. Estávamos muito melhor antes do NAFTA – nunca devia ter sido assinado. Ou fazemos um novo acordo ou voltamos ao pé-NAFTA", acrescentou Trump, na rede social.
....Remember, NAFTA was one of the WORST Trade Deals ever made. The U.S. lost thousands of businesses and millions of jobs. We were far better off before NAFTA - should never have been signed. Even the Vat Tax was not accounted for. We make new deal or go back to pre-NAFTA!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 1 de setembro de 2018
Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos já havia acusado o Canadá de se aproveitar do país, num discurso realizado na Carolina do Norte. "Eu adoro o Canadá, mas eles aproveitaram-se do nosso país durante muitos anos", acusou Trump.
Ainda que os dois países tenham falhado o prazo definido pela Casa Branca para um entendimento, os negociadores de ambos os lados insistiram que foram feitos progressos. Também anunciaram que as negociações serão retomadas na quarta-feira.