Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trabalhadores com salário mínimo perdem poder de compra

Desde 2013 que os trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional, fixado em 705 euros brutos, não perdiam poder de compra. Mesmo que o valor suba 6,4% em 2023, o aumento não será suficiente para aliviar o aumento para 5,1% da taxa de inflação.

Preços dos produtos alimentares primários também estão a ser pressionados. Efeito tenderá a passar para o consumidor final.
Andrew Kelly/Reuters
27 de Setembro de 2022 às 09:16
  • 1
  • ...

Este ano, os trabalhadores que recebem o salário mínimo, fixado em 705 euros brutos, vão perder poder de compra, o que não acontece desde 2013. E mesmo que no próximo ano o valor do salário mínimo suba 6,4% tal como prometido pelo Governo, o aumento não será suficiente para aliviar esta perda, tendo em conta que a inflação deverá ascender a 5,1%, como prevê o Conselho das Finanças Públicas (CFP), escreve esta terça-feira o Público.


O aumento do salário mínimo é um dos pontos a ser discutido na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social marcada para esta quarta-feira. O Governo comprometeu-se a apresentar uma proposta para um acordo de rendimentos e competitividade, de forma a que o valor suba "pelo menos" para 900 euros e para que o rendimento médio por trabalhador aumente em 20%, até ao final da legislatura.


Durante o período da troika, entre 2011 e 2013, o valor do salário mínimo esteve congelado nos 485 euros. Depois desse período, o salário mínimo tem vindo a aumentar, em média, 4,8%, e as taxas de inflação têm sido baixas nos últimos anos. Este cenário garantiu aos trabalhadores maior poder de compra.

Ver comentários
Saber mais salário mínimo poder de compra trabalhadores valor remuneração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio