Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Temas da actualidade explicados em poucas palavras

O Negócios lançou o Minuto Negócios. Todos os dias, os jornalistas do Negócios analisam uma notícia que marca a actualidade. Em poucas palavras, a informação útil.

Negócios 18 de Abril de 2014 às 16:15
  • ...

O Negócios lançou o Minuto Negócios, em que analisa um tema de actualidade todos os dias. 

 

Ao fim de duas semanas, o Negócios relembra-lhe os temas abordados.

 

A reestruturação do Banco Espírito Santo (BES) foi o primeiro tema analisado pela redactora principal, Maria João Gago, no Minuto Negócios.

 

Seguiu-se o jornalista Rui Peres Jorge que explicou o documento de estratégia orçamental. 

 

No início do pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), que decorre durante o mês de Abril, Elisabete Miranda, redactora principal, explicou-lhe as boas e as más notícias. 

 

Outro tema que foi estando em destaque foi o Manifesto dos 74. E, a este propósito, o Negócios investigou quantas petições chegam ao Parlamento. Manuel Esteves, editor de Economia, explicou por que se tornaram as petições mais populares. 

 

Os juros da dívida portuguesa estão em mínimos. Edgar Caetano, coordenador de Mercados, explica-lhe como isto pode limitar a capacidade do Estado atrair investidores, enquanto o "rating" se mantiver em "lixo".
 
Outro tema que foi sendo falado ao longo das últimas semanas é a possibilidade de as pensões serem indexadas à evolução económica e demográfica. Elisabete Miranda, redactora principal, em poucas palavras conta o que aconteceu em países que optaram por essa indexação. 
 
Voltando à banca, Raquel Godinho, jornalista, explica o que acontece quando os clientes reclamam ao Banco de Portugal sobre os seus bancos. 
 
Durante estas semanas, o Governo divulgou o seu plano para os investimentos em transportes e infra-estruturas para os próximos anos. Mas afinal quem vai pagar esses investimentos? A resposta é dada por Maria João Babo, redactora principal.
 
O Negócios investigou o que se está a passar na contratação colectiva. Há menos trabalhadores abrangidos pelos aumentos salariais acertados nos contratos colectivos. Catarina Almeida Pereira, jornalista, explica-lhe uma das principais razões.
 
A saúde também está sempre na ordem do dia. Há hospitais que vão deixar de ter especialidades altamente diferenciadas. Há outros que vão começar a tê-las. Marlene Carriço, jornalista, explica-lhe esta alteração nos cuidados de saúde.
 
Com o início dos trabalhos do Negócios sobre a saída da troika, em que se analisam vários temas e o que aconteceu em várias áreas ao longo destes três anos, o Minuto Negócios também explicou, pelo jornalista Miguel Prado, por que não descem os preços da electricidade.
 
A 15 de Abril, terça-feira, terminou o período de subscrição de obrigações da Semapa. Antes desse termo, Paulo Moutinho, editor de Mercados, respondeu à pergunta: vale a pena emprestar dinheiro à Semapa?
 
No mesmo dia, o Governo realizou um Conselho de Ministros Extraordinário, onde aprovou algumas das medidas para 2015 para conseguir atingir a meta de fixar o défice nos 2,5%. Propõe-se cortar 1.400 milhões de euros. Rui Peres Jorge, jornalista, fala das dúvidas sobre a obtenção desta poupança que passa, na maior parte, pela reorganização do Estado.
 
A terminar a semana, e no dia em que arranca o primeiro sorteio da Factura da Sorte, Filomena Lança, redactora principal, explica como se vai realizar o sorteio e quem concorre.
Ver comentários
Saber mais minuto negócios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio