Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida dos preços em Portugal acelera para máximos de abril

A taxa de inflação em Portugal subiu de 0,4%, no final do ano, para 0,8%, em janeiro, à boleia do aumento dos preços nos transportes, habitação, álcool e tabaco.

Miguel Baltazar/Negócios
12 de Fevereiro de 2020 às 11:19
  • ...

A taxa de inflação em Portugal subiu de 0,4%, em dezembro de 2019, para 0,8% em janeiro deste ano, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, 12 de fevereiro. O número, que representa o nível mais elevado desde abril do ano passado, já havia sido avançado pelo INE na estimativa rápida de 31 de janeiro.

"A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 0,8% em janeiro de 2020, taxa superior em 0,4 pontos percentuais à registada no mês anterior", refere o INE, nos dados publicados esta quarta-feira.

Para a aceleração da subida dos preços contribuíram sobretudo as classes dos Transportes, da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, e das Bebidas alcoólicas e tabaco, com variações de 3%, 1,1% e 2%, respetivamente.

Em sentido oposto, o INE destaca a redução da taxa de variação homóloga da classe do Lazer, recreação e cultura, em que os preços caíram 1,4% face a janeiro de 2019, depois do aumento de 0,7% observado em dezembro.

A inflação subjacente (a chamada inflação "core"), que exclui os preços mais voláteis da energia e produtos alimentares não transformados, fixou-se em 0,4%, valor idêntico ao registado em dezembro.

"O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 1,9% em janeiro (1,2% em dezembro), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de 3,2% (nula no mês anterior)", acrescenta o INE.

Em relação ao mês anterior – dezembro de 2019 – o índice de preços no consumidor (IPC) caiu 0,8%, enquanto o índice de preços harmonizado (IHPC), que permite a comparação com os pares europeus subiu 0,8%, 0,6 pontos percentuais abaixo da estimativa do Eurostat para a Zona Euro.

Ver comentários
Saber mais inflação preços INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio