Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates ganha pequeno balão de oxigénio após Lisboa

José Sócrates foi o único líder partidário que viu a sua "nota" ligeiramente melhorada após as eleições intercalares em Lisboa, ainda que a avaliação continue em terreno negativo. Esta é uma das principais conclusões da sondagem realizada pela Aximage par

  • ...

José Sócrates foi o único líder partidário que viu a sua "nota" ligeiramente melhorada após as eleições intercalares em Lisboa, ainda que a avaliação continue em terreno negativo. Esta é uma das principais conclusões da sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e revista Sábado.

Muitos estranharam que o PS tivesse encenado, com a ajuda de convidados surpresa, "uma enorme festa" em frente ao Hotel Altis no passado dia 15 de Julho, quando António Costa venceu as eleições na capital. A explicação parece surgir agora, ainda que tímida. A vitória do antigo número dois do Governo parece ter permitido a José Sócrates receber um pequeno "balão de oxigénio".

Da primeira para a segunda quinzena de Julho, só o primeiro-ministro viu a sua avaliação melhorada. As notas não são famosas, e continuam em terreno negativo: de 8,6 para 8,9. Números que contrariam a tendência de queda registada desde Fevereiro, último mês em que Sócrates recebeu nota positiva (10,2) nesta mesma sondagem.

Quem mantém a liderança na pauta é Francisco Louçã.

O líder do Bloco de Esquerda recebe 11,3 valores, menos 0,4 do que no início do mês. Já Jerónimo de Sousa, ainda que conservando o segundo lugar, entra pela primeira vez - desde Julho do ano passado - em terreno negativo, caindo de 10,1 para 9,9. Depois há a hecatombe no centro-direita. Paulo Portas é o mais prejudicado, recebendo 6,6 valores, menos 0,7 do que os registados antes das eleições em Lisboa. Mas o mais preocupante para o líder do CDS/PP é o facto da actual avaliação ser a pior do último ano. Ribeiro Castro, seu antecessor, o pior que conseguiu foram 6,7 valores. Já Marques Mendes mantém-se na cauda da pauta, com a pior nota - 6,3 valores, menos 0,5% do que o registado na primeira quinzena do mês.

Eleitores do PSD preferem Menezes a Mendes

Os eleitores do PSD querem que o partido mude de mãos. Manuela Ferreira Leite aparece no topo da lista de preferências para assumir a liderança laranja, seguida de Luís Filipe Menezes e só depois surge o actual líder, Marques Mendes.

Na sondagem da Aximage, realizada a 21 e 22 Julho, quando ainda nada se sabia sobre quem avançaria nas eleições directas do PSD, a maior parte dos eleitores do PSD (31,6%) assumiu que queria a antiga ministra das Finanças à frente do partido, 19,2% prefere o autarca de Gaia e só 18,9% apoia a liderança de Marques Mendes.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio